Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: São João de Meriti
Escola: Colégio Matriz Educação
Resumo: Segundo o IBGE (PNAD, 2019), mais da metade dos brasileiros acima de 25 anos de idade não concluiu o ensino médio, sendo o desinteresse o segundo maior motivo de evasão escolar. Através da análise bibliográfica deste ato, a principal causa dos problemas ligados a estímulos motivacionais de estudantes se encontra no uso pertinaz das metodologias tradicionais de ensino que colocam o professor no centro do processo educativo. Dada a importância do engajamento e da motivação dos alunos dentro e fora de sala de aula, este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de um jogo sério baseado no uso de arcos narrativos para aplicar e utilizar conceitos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A partir da progressão de fases é possível ainda, identificar e mapear as habilidades aprendidas pelo indivíduo dentro do jogo e além disso, oferecer métodos alternativos de aprofundamento dos conceitos assimilados. Para a construção do jogo, foi definido o seu high concept e sua estrutura, assim como a correlação das atividades com as habilidades e competências da BNCC dentro de cada arco narrativo para então mapear o aprendizado dos jogadores. As perspectivas são, por fim, que com a imersão e diversão proporcionadas pelo jogo combinadas ao aprendizado progressivo e voluntário das habilidades da BNCC, tanto o desempenho escolar, quanto a autorrealização dos alunos nesse processo evolua, gerando uma ferramenta potencializadora para a educação.