Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Artes
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Bento Gonçalves
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
Resumo: O tema do presente projeto é a representação do feminino em dois filmes vinculados ao Cinema Novo, movimento que surgiu no final da década de 1950, no Brasil. As obras do Cinema Novo se caracterizavam como anti-industriais, modernas e autênticas. Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, os cineastas do Cinema Novo revolucionaram o modo de pensar e fazer cinema, renovando linguagens e narrativas. Um de seus principais fundadores - Glauber Rocha - é visto tanto como artista quanto como pensador e teórico anti-imperialista. Dada a importância de observar o modo como o feminino é retratado nas artes, a pesquisa tem por objetivo compreender de que forma as mulheres são representadas nos filmes de Glauber Rocha. Para atingir o objetivo proposto, foram assistidos e analisados os filmes “Deus e Diabo na Terra do Sol” (1964) e “Terra em Transe” (1967), identificando nas obras as formas como o feminino é representado por meio de algumas personagens selecionadas. Para embasar argumentos, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica sobre Cinema Novo, gênero e o contexto histórico da época em que as obras foram criadas. Como resultados, foi possível concluir que as mulheres nos filmes analisados, com destaque as que são mais influentes na trama, caracterizam-se pela lealdade aos protagonistas masculinos com os quais se envolvem amorosamente, sendo representadas como o elemento de racionalidade nas obras. Elas enfrentam uma série de dificuldades existentes naquela época e que se perpetuam até os dias de hoje, como a desigualdade social e o autoritarismo. Sendo assim, os filmes permitem observar as transformações e as permanências das imagens e discursos sobre as mulheres e seus papéis sociais.