Área: Ciências Humanas
Subárea: Antropologia
Estado: Alagoas
Cidade: Arapiraca
Escola: IFAL - Campus Arapiraca

Resumo: A inserção das mulheres em alguns espaços formativos e profissionais ainda encontra desafios, fato que se confirma quando observado o baixo número de mulheres atuando em áreas relacionadas à tecnologia. Nesse contexto, este estudo analisa como 210 meninas de escolas públicas de Arapiraca - AL, cursantes do ensino médio, se compreendem frente aos cursos superiores de tecnologia da informação (TI). A pesquisa, realizada por meio de um questionário eletrônico com 33 perguntas, é de natureza qualitativa e quantitativa. Através dos resultados obtidos, foi possível observar que a maior parcela das alunas não tem acesso à computador (72,4%) e também não teve contato com a área no ambiente escolar (68,6%). Em se tratando dos estereótipos sobre a área, observa-se que 21% das alunas concordam que os homens geralmente possuem mais aptidão e afinidade com tecnologia quando comparados às mulheres. Também foi identificado que 41,9% das meninas acreditam que é mais difícil uma mulher conseguir cargos de liderança na área. Conclui-se que, para estas jovens, a tecnologia da informação é vista como uma ótima opção de escolha profissional. Entretanto, diversas barreiras acabam afastando-as, como por exemplo a falta de infraestrutura, os estereótipos sexistas que cercam a área e as dificuldades que a mulher enfrenta nos cursos de ensino superior e no mercado de trabalho. Desse modo, é perceptível que esta área carece de iniciativas de incentivo para estudantes do ensino médio, que mostrem a área de TI de uma forma lúdica e com as ferramentas que elas têm acesso, como as redes sociais.


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