Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Osório
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Osório
Resumo: Apesar dos gradativos avanços tecnológicos na sociedade, tais mudanças não são refletidas no Ensino Básico. Ademais, índices apontam a qualidade da educação no Brasil inferior ao esperado. Uma possível solução para este problema é então investigada neste trabalho: a inclusão da lógica de programação nas escolas, adequando os métodos educacionais à atualidade, bem como o impacto que ela pode trazer aos estudantes, em especial no Ensino Médio, publicando este estudo e incentivando alternativas para inovar a educação. A análise foi bibliográfica, utilizando edições recentes de eventos de referência na área, com palavras-chave específicas, buscando informações relevantes sobre as melhorias que ocorreram nos trabalhos analisados, e, também, uma pesquisa de campo com questionários, a fim de investigar o impacto desse tema na vida dos estudantes, em suas opiniões. Foram encontrados 238 artigos, com 41 direcionados ao Ensino Médio, com a maioria na região Sul do país, enquanto foi encontrado apenas um trabalho na região Centro-Oeste, fator que sugere uma relação com os índices educacionais do IDEB nestas regiões. Nas entrevistas, participaram 334 estudantes, onde as porcentagens entre os que possuíam contato com a lógica de programação coincidiam de forma positiva com seus rendimentos escolares. Portanto, pretende-se expandir a pesquisa, procurando mais eventos que abordem o assunto e ampliando as entrevistas em outras instituições da região, aprimorando os resultados e propondo inovações para contribuir com a oferta de uma educação qualificada no país.