Área: Ciências Humanas
Subárea: Educação
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Queimados
Escola: Colégio Estadual Raymundo Corrêa

Resumo: No atual cenário de pandemia pelo qual o mundo está passando fez-se necessário um isolamento social para desacelerar a disseminação do novo coronavírus. E para que não haja prejuízos ao ano letivo, a Secretaria de Estado de Educação do RJ firmou uma parceria com o Google para que, através da plataforma Classroom, os professores e alunos possam dar andamento ao processo de ensino-aprendizagem. Baseado nesta iniciativa, este trabalho aborda uma pesquisa de opinião com alunos de uma escola estadual de Queimados, buscando conhecer sua realidade acerca de manipulação e disponibilidade de conexão com Tecnologias de Informação e Comunicação. Além disto, buscou-se fazer um levantamento de ferramentas didáticas possíveis de auxiliar professores e alunos nesta modalidade de ensino, inédita para a maioria dos estudantes. Os resultados da pesquisa feita com os alunos foram compilados em gráficos e indicam que a maioria deles consegue acessar à internet de casa e possuem ao menos um smartphone para realizar o acesso à plataforma. Já as ferramentas que podem ser utilizadas norteiam de materiais mais simples, como a postagem de textos na plataforma, até o uso de aplicativos que servem de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem. Estas ferramentas serão listadas e divulgadas aos professores da escola na intenção de lhes proporcionar um leque de opções educativas que contribuam para montagem e organização de estratégias didáticas. Espera-se que através desta pesquisa os professores possam ter um novo olhar acerca da realidade dos estudantes e utilizar as ferramentas para tornar o aprendizado mais eficaz, lúdico e/ou atrativo.


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