Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Linguística
Estado: Minas Gerais
Cidade: Contagem
Escola: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Unidade Contagem
Resumo: DESEMPENHO EM LEITURA E VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS Ler não é simplesmente decodificar informações explícitas em um texto, mas sim compreendê-las, interpretá-las, integrá-las, refletir sobre tais e saber utilizá-las para atuar e intervir socialmente. Assim, espera-se que um jovem, ao final do Ensino Médio, utilize diversas estratégias de leitura para atingir diferentes objetivos – fazer, julgar, escolher, comparar, criticar etc – e participar ativamente de uma sociedade letrada; atuando, em específico, através do uso do letramento científico. Esse, se consolida como a capacidade de aplicar no cotidiano todo e qualquer conhecimento que se aplica à ciência. No entanto, dados do PISA têm revelado que a maioria dos alunos apresenta nível insuficiente em leitura. Dessa forma, objetiva-se analisar o nível de proficiência de estudantes de escolas públicas e particulares, a fim de verificar a influência de fatores socioeconômicos e culturais no processo de aquisição de habilidades de leitura, especificamente, a de textos científicos. A população de referência será alunos do Ensino Médio, na faixa etária de 16 a 17 anos. A amostra – estratificada – será composta por 20 jovens: (i) de escola pública estadual; (ii) de escola pública federal e (iii) de escola particular, do município de Contagem, Minas Gerais, totalizando 60 sujeitos. Os instrumentos metodológicos utilizados para coleta de dados serão o Teste de Leitura - para avaliação do desempenho dos jovens - e Questionário Socioeconômico - para obtenção de dados sociais, econômicos e culturais, como gênero, faixa etária, classe social, escola, hábitos de leitura. Pressupõe-se que os jovens de escolas particulares, com índices elevados de renda, acesso a bens culturais, apresentem melhor desempenho em detrimento dos da rede pública.